'Tropa de Elite' e 'Carandiru': veja trajetória de Wagner Moura até Cannes

Wagner Moura, 48, conquistou hoje o prêmio de melhor ator em Cannes, por seu papel em "O Agente Secreto", filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho. Foi a primeira vez que o Brasil levou a categoria no festival —antes apenas atrizes brasileiras tinham sido consagradas.
Quem é Wagner Moura
Wagner Maniçoba de Moura nasceu em Salvador, em 27 de junho de 1976. Começou a atuar no fim dos anos 1990, em peças de teatro e curta-metragem. Ele é formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e tem três filhos: Bem, Salvador e José.
O ator acumula filmes de destaque. Em 2003, Moura interpretou Zico em "Carandiru" e foi Taoca em "Deus é Brasileiro". Na televisão, ele interpretou o ex-presidente Juscelino Kubitschek quando jovem, na minissérie "JK". Um de seus principais papéis foi como Capitão Nascimento no filme "Tropa de Elite", em 2007.
Ele também já fez algumas novelas, sendo "Paraíso Tropical", onde atuou ao lado de Camila Pitanga, o mais destaque. Wagner Moura ganhou o público ao interpretar o vilão Olavo, que acabou como par romântico de Bebel, interpretada por Pitanga, após pedidos do público. Esse foi seu último papel na televisão, ando a se dedicar ao cinema.
Papel de Pablo Escobar. Moura também interpretou o narcotraficante Pablo Escobar entre 2015 e 2017 para a série "Narcos", da Netflix, esbanjando o bigode característico do personagem. Na época, o ator foi altamente elogiado pelo papel e concorreu ao Globo de Ouro.
Wagner Moura também desenvolveu uma carreira internacional e de diretor nos últimos anos. Seu primeiro filme em Hollywood foi a ficção científica "Elysium", em 2013. No ano seguinte, estrelou "Praia do Futuro", de Karim Ainouz. Em 2019, lançou seu primeiro filme como diretor: "Marighella".
Wagner Moura vota no Oscar. Desde 2021, Moura ou a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com isso, conquistou o direito de votar no Oscar.