TV Cultura muda programação para homenagear Sebastião Salgado

TV Cultura reapresenta hoje dois programas dedicados ao fotógrafo Sebastião Salgado, ?que morreu aos 81 anos em Paris
O que aconteceu
Emissora anunciou que exibirá o documentário Floresta do Rio Doce - Berçário das Águas às 22h. Produção conta como ações de reflorestamento promovidas pelo Instituto Terra, fundado por Salgado e sua esposa, Lelia Wanick, após o rompimento da barragem em Mariana, em 2015, recuperaram uma área degradada da Mata Atlântica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo.
A partir de 00h15, a Cultura leva ao ar o Roda Viva?, gravado em 2020. Na entrevista, ele falou sobre como colocava sua câmera como instrumento na luta contra as desigualdades e violência das guerras. Seus registros fotográficos se transformaram em documento do que acontece com milhões de refugiados, incluindo mulheres e crianças, vítimas dos conflitos espalhados pelo planeta.
Morte
Sebastião Salgado morreu hoje, aos 81 anos, em Paris, na França. A causa não foi divulgada. A informação foi divulgada pelo Instituto Terra, por meio do Instagram, e confirmada por Splash.
Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Instituto Terra